top of page

TJAP e Parceiros Entregam Certificados de Curso de Informática à Primeira Turma de Pessoas em Situação de Rua

  • Foto do escritor: conexaogospelamapa
    conexaogospelamapa
  • 14 de abr.
  • 2 min de leitura


Na última sexta-feira (11), o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) realizou a cerimônia de entrega de certificados para a primeira turma de formandos do Curso de Informática Básica voltado para pessoas em situação de rua. O evento aconteceu no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, com a coordenação do juiz Marconi Pimenta, responsável pelo programa Pop Rua Jud no Amapá.



Primeira Turma: 23 Formandos


A turma de 23 alunos foi acompanhada por quatro monitores durante o curso, que teve início às 8h com um café da manhã especial para os participantes. Seguiu com a última aula do curso e, ao meio-dia, ocorreu a entrega oficial dos certificados.



Parceria que Faz a Diferença


O Curso de Informática Básica é uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Amapá e a Justiça do Trabalho da 8ª Região (TRT-8). As aulas ocorreram às sextas-feiras no Fórum Trabalhista de Macapá e abordaram conceitos essenciais, como o uso do mouse e teclado, navegação na internet, manipulação de arquivos e noções de computador.



Impacto na Inclusão Social


Para o juiz Marconi Pimenta, coordenador do Pop Rua Jud no Amapá, a conclusão da primeira turma é “um marco fundamental para o programa no estado, que demonstra o potencial transformador da união entre diferentes instituições do Sistema de Justiça, em prol da inclusão social”.

Ele ressaltou que essa formatura abre caminho para novas edições do curso, com planos de expandir as atividades de capacitação profissional oferecidas pelo programa. “O objetivo principal é proporcionar acesso ao mundo digital e ampliar as oportunidades de inclusão social e inserção no mercado de trabalho para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade”, concluiu.



Depoimento de Participante


Silvia Mira, ex-moradora de rua e participante do curso, falou sobre a importância da iniciativa: “O juiz Marconi Pimenta deu visibilidade às pessoas em situação de rua, e essa parceria com a Justiça do Trabalho fez com que muitos de nós, que não sabíamos nem como mexer em um computador, agora temos a possibilidade de aprender o básico e nos engajar no mercado de trabalho”.

Silvia também expressou sua gratidão aos envolvidos no projeto, agradecendo à Justiça do Trabalho, ao TJAP e aos profissionais que foram seus professores. “Ainda virão outros cursos, mas agradecemos à Justiça do Trabalho, ao TJAP e aos profissionais que tiveram paciência em nos ajudar”, disse.



O Programa Pop Rua Jud no Amapá


O Pop Rua Jud é um programa de inclusão social que atende à Resolução nº 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça. A iniciativa visa promover a atenção a pessoas em situação de rua e suas necessidades interligadas, promovendo um caminho para sua reintegração social e acesso a serviços essenciais.

 
 
 

Commentaires


Publicidade

IMG-20250207-WA0099.jpg
Anuncio Vivo.png
11351272.jpg
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Whatsapp
  • X
  • TikTok
bottom of page