Onda de calor deve elevar temperaturas no Centro-Sul do país na primeira semana do verão
- conexaogospelamapa
- 23 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
A primeira semana do verão será marcada por uma intensa onda de calor que deve elevar significativamente as temperaturas em grande parte do Centro-Sul do Brasil. A previsão indica tardes escaldantes e madrugadas quentes, com marcas bem acima do normal para dezembro, configurando o típico cenário de uma onda de calor prolongada.

Segundo meteorologistas, o fenômeno desta semana de Natal é resultado da atuação de uma massa de ar quente e seco, reforçada pela Alta Subtropical do Atlântico Sul. Esse sistema atua como um bloqueio, dificultando a chegada de frentes frias e sistemas de chuva mais organizados.
Diferentemente dos últimos dias, quando o calor aparecia de forma mais localizada, a tendência agora é de persistência, com temperaturas elevadas por vários dias consecutivos, pelo menos até domingo, 28 de dezembro.
Os estados mais afetados devem ser São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e partes do Centro-Oeste, incluindo o extremo sul de Goiás. Especialistas recomendam atenção redobrada, hidratação frequente e cuidados com a exposição ao sol, especialmente durante as tardes mais quentes.














Comentários