top of page

Mesmo com dia nublado, turistas acompanham o fenômeno do equinócio de outono, em Macapá

  • Foto do escritor: conexaogospelamapa
    conexaogospelamapa
  • 21 de mar.
  • 2 min de leitura

Fenômeno também conhecido como 'Equinócio das Águas' aconteceu nesta quinta-feira (20), com programação no Monumento Marco Zero do Equador, na zona Sul da capital. Data é marcada quando o dia e a noite têm a mesma duração.


ree

Mesmo com dia nublado, turistas e visitantes foram conferir nesta quinta-feira (20) o fenômeno equinócio de outono, ou ‘Equinócio das Águas’, no Monumento Marco Zero do Equador, na zona Sul de Macapá.



O fenômeno acontece quando o Sol incide diretamente sobre a linha imaginária do Equador e o dia e noite têm a mesma duração.



O equinócio é o alinhamento do sol com a linha imaginária do Equador, que divide os hemisférios Norte e Sul do planeta. Ele pode ser visto através da sombra do sol que reflete no obelisco do monumento em Macapá.


Monumento Marco Zero do Equador durante o Equinócio das Águas
Monumento Marco Zero do Equador durante o Equinócio das Águas

Normalmente no dia do fenômeno, a sombra do sol é projetada no meio do obelisco localizado no ponto turístico da capital.



O fenômeno acontece duas vezes no ano, em março e em setembro e sempre atrai turistas e visitantes curiosos.



Um dos turistas foi o casal de franceses Samy Bendami e Suzy Collignon. Eles são de Nantes, na França, mas moram em Oiapoque há 6 meses. Eles contaram que estavam no Amapá a passeio e aproveitaram e foram conhecer o fenômeno.



“Eu gostei. É a primeira vez que eu visito o Marco Zero e agora a gente tá descobrindo, eu gostei e parece bom. A a gente teve que vir para Macapá pegar o barco e ficamos sabendo do Marco Zero e as pessoas nos contaram sobre o equinócio e a gente veio para ver o que era exatamente o equinócio” , disse o assistente de enfermagem.


Samy Bendami e Suzy Collignon durante visita no Equinócio das Águas
Samy Bendami e Suzy Collignon durante visita no Equinócio das Águas

Outro visitante é o paraense Paulo Gazel, ele mora em São Paulo há 31 anos e contou que veio visitar dois irmãos e foi convidado pelo sobrinho a conhecer o Marco Zero do Equador e o fenômeno Equinócio das Águas.



“É muito interessante, eu vi na televisão que tem muita coisa para presenciar e vê vários eventos, é muito interessante, é o único lugar no Brasil que dá para ver esse fenômeno único e a data também é única” , contou o médico.


Paulo Gazel, médico de São Paulo durante visita ao Equinócio das Águas
Paulo Gazel, médico de São Paulo durante visita ao Equinócio das Águas

Com uma visita guiado com um Guia Turista, os visitantes conheceram a curiosidade sobre o fenômeno, do monumento e aproveitaram para tirar fotos.



A coordenação do evento é realizada pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e conta com diversas ações, como oficinas educativas, apresentações no Planetário Móvel e exposições de trabalhos científicos de estudantes da rede pública do estado.



Monumento Marco Zero do Equador durante Equinócio das Águas
Monumento Marco Zero do Equador durante Equinócio das Águas

“Pelo fato de ser a única capital que é cortada pela linha do equador no Brasil, a gente recebe esse turista, ele vem buscar o entendimento do que é o Equinócio” contou a Eliane Bastos, diretora do Departamento de Desenvolvimento do Turismo.




Comentários


Publicidade

IMG-20250207-WA0099.jpg
Anuncio Vivo.png
11351272.jpg
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Whatsapp
  • X
  • TikTok
bottom of page